Sobre nós

2012-08-19_ALF_02

Adstrito à Associação dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho, em 1987, iniciou-se o apoio aos idosos da Freguesia, em Centro de Dia, tendo em vista proporcionar-lhes alimentação condigna, condições de conforto e uma vida em convívio. Pouco tempo depois, as instalações improvisadas, começaram a ser exíguas.
Sentia-se a falta de instalações próprias. Feitas todas as diligências, tendo em vista a sua construção, foram concluídas em 1993. Entretanto já havia sido implementado o Apoio ao Domicílio. As inscrições, continuaram a aumentar dia a dia. Alguns sem família, outros tendo-a muito distante, e outros sem condições de habitabilidade, motivaram ainda mais a fundação do Lar. Esta realidade e sentimentos suscitaram a ampliação do Centro e à adequação de alguns espaços para Lar . Obras essas, que por escassez de meios, foram executadas por etapas tendo sido concluída, esta segunda fase, em 2002. No entanto o projeto prosseguiu através do arranjo e melhoria dos espaços.
Em 1 de Janeiro de 2004, por imperativos organizacionais, fundou-se a “ASSOCIAÇÃO LAR DE FOLGOSINHO”. Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo o Lar e o Centro de dia deixado de ficar adstritos à Associação dos Bombeiros, mas sim à nova Instituição dirigida por uma Comissão Instaladora. Concretizadas as diferentes etapas realizaram-se em 11 de Dezembro de 2005 as primeiras eleições para os Corpos Sociais, tendo ficado à frente da Direção o mentor, fundador e grande impulsionador de toda a obra, o Sr. Dr. José Guerrinha . Ainda sob os auspícios do Sr Dr. Guerrinha, tiveram início, em 2010, as obras da terceira fase, obras essas que tiveram em vista, não o aumento do número de utentes, mas sim proporcionar-lhes as melhores condições possíveis, pois esse era o sentimento, sempre presente, na mente do Fundador. Terminadas as obras ficou o Lar com instalações de que todos os Folgosinhenses se sentem orgulhosos. Neste momento apenas o Lar está ativo e dá apoio a 44 utentes. Para além dos Corpos Sociais , Direção, Conselho Fiscal e Assembleia Geral, estes em regime de voluntariado, trabalham no Lar19 funcionários, procurando, desde a diretora técnica, animadora cultural, enfermeira,contabilista, encarregada geral, cozinheira a todos os restantes, com a sua dedicação aos idosos, manter o LAR DE FOLGOSINHO, como Lar de referência em toda a região, honrando assim o nome do fundador Dr. Guerrinha.